• Contactos
  • A Sabedoria de Dale Carnegie Aplicada ao Marketing de Rede

    A Sabedoria de Dale Carnegie Aplicada ao Marketing de Rede


    dale-carnegieDesde de que comecei a trabalhar com
    Marketing de Rede, li muitos livros sobre o assunto e também sobre vendas, entre eles li um clássico, que na minha opinião deveria ser o livro de cabeceira de todos os profissionais de Marketing de Rede. O livro Como fazer amigos e influenciar pessoas já inspirou grandes nomes da indústria.

    Embora tenha sido escrito em 1935 (e de lá para cá atualizado e revisado), o livro desmente o mito de que as velhas maneiras de fazer negócios estão fora de moda. Muitos escritores e conferencistas defendem que a “arte de vender da década de 1990” é muito superior à maneira afetiva e lisonjeira com que antes se costumava lidar com o cliente. E ironicamente se apressam a ensinar alguma técnica supostamente nova, mas que não passa de uma morango-com-chantilyreedição do antigo princípio de Dale Carnegie. Princípios esses que são muito bem aplicados no Marketing de Rede.

    “Vou pescar no Maine todos os verões”, escreveu Carnegie em 1935. “pessoalmente gosto muito de morangos com chantilly, mas descobri que, por algum motivo, os peixes preferem minhocas. Sendo assim, quando vou pescar, não penso naquilo que eu gosto, penso no que os peixes gostam. Não coloco um morango com chantilly no meu anzol. O que eu faço é colocar uma minhoca ou um gafanhoto na frente do peixe e dizer: ‘Gostas disto, não gostas?’ Então, por que não usar esse mesmo bom senso quando for à procura de clientes?” ou melhor, prospectos para o seu negócio de Marketing de Rede?

    Esta máxima de vendas foi usada por uma infinidade de autores, que convenientemente a reescrevem e tomam para si os créditos pela “nova” sabedoria.

    Embora muitas pessoas tenham imitado Dale Carnegie, ninguém conseguiu igualar o seu estilo inesquecível. Sempre prático e totalmente dedicado ao objetivo de influenciar os outros, tinha uma prosa rápida e ilustrava cada ideia com uma breve história, sintetizando o assunto e concluindo com uma chamada à ação – como a sua grande regra de vendas: “leve a outra pessoa a dizer ‘sim’, imediatamente.” Nas palavras dele, “quando uma pessoa diz ‘sim’ a mente abre-se, assumindo uma postura receptiva de antemão”. E uma postura receptiva é o que precisamos no Marketing de rede.

    Então, como pode conseguir  mais respostas “sim”? Utilizando o método socrático. Segundo Dale, “Sócrates fazia uma sequência de perguntas até que, quase sem perceber, o seu interlocutor se flagrava chegando a uma conclusão que antes teria desprezado”.

    Se o método funciona? Com certeza. Se ainda nunca utilizou esse método no seu negócio, experimente, garanto que este método vai mudar os seus resultados no Marketing de Rede.

    httpv://youtu.be/oZjBl14srNI

    assinatura Pedro Pires maior

    Comments

    comments

    Pedro Pires
    Do norte... Formação profissional principal é de empregado de mesa, mas a área dos negócios online sempre me despertou bastante atenção e hoje em dia cada vez mais pessoas obtêm uma fonte de rendimento a partir das suas casas. Pretendo com o meu blog, dar a conhecer e informar sobre os projectos de negócio online mais fáceis, simples e lucrativos em que participo. Obrigado pela sua visita.
    Pedro Pires